Logo
Menu lado direito
Limpeza de pisos

Pode passar álcool no porcelanato?

St
Por Start , 01/05/2025

 Pessoa usando luvas de borracha, pano e borrifador para limpar o piso de porcelanato.

Aquele porcelanato branquinho, lindo, fácil de limpar. Quem não gosta, né? Mas espera aí: fácil de limpar e também muito fácil de manchar. É por isso que muita gente tem dúvida se pode passar álcool no porcelanato. Estraga?

Seu uso se tornou uma opção bastante pedida na construção tanto para acabamentos internos quanto externos. Então, é muito importante saber o que usar na hora da limpeza para manter o brilho e a alta durabilidade, que são característicos desse piso.

Há casos em que o álcool pode ser usado na limpeza doméstica. Em algumas superfícies, por exemplo, para desinfetar e matar agentes causadores de doenças.

Mas direto ao ponto: pode passar álcool no porcelanato? Vem com a gente descobrir as recomendações de limpeza feitas pelos próprios fabricantes.

Tem recomendação de que pode passar álcool no porcelanato?

Você, que está se perguntando se pode passar álcool no porcelanato, já te adiantamos que o uso nesse tipo de piso não é muito recomendado pelos fabricantes.

Graças à impermeabilidade do revestimento, a limpeza do porcelanato é fácil e não exige vários produtos de limpeza para deixá-lo brilhando. Você só precisa do básico: vassoura, detergente neutro, água e um pano macio.

Em algumas situações específicas, como uma desinfecção mais intensa, tudo bem e com muita diluição. Mas, mesmo assim, existem produtos próprios para o piso que também desinfetam e podem ser usados sem medo.

Nessas ocasiões, pode passar álcool no porcelanato na etapa final da limpeza: a secagem. Quem precisa eliminar vírus e bactérias depois de uma visita, por exemplo, deve usar um pano umedecido em uma diluição de 1/10 - 100ml de álcool para cada litro de água.

Mas essa não deve ser uma prática frequente. O álcool pode tirar a proteção que dá brilho e impermeabilidade ao piso. Além disso, o antisséptico não deve ser aplicado diretamente no piso, já que pode manchar na hora, assim como faz com a madeira.

Onde utilizar o álcool 70 na limpeza?

O álcool 70 é um poderoso antisséptico contra vírus, bactérias e fungos. Justamente por isso, seu uso é tão importante na limpeza diária das mãos. Mas e quanto à limpeza doméstica?

Em geral, o uso do álcool 70 na faxina é bem restrito, já que sua principal função é a de desinfecção. Por isso, a sua utilização é mais indicada para a assepsia de superfícies lisas como:

  • Maçanetas

  • Pias

  • Mesas de vidro

  • Puxadores de armário

  • Controles remotos

  • Mouse

  • Teclados

  • Itens de escritório

  • Móveis

Mesmo que o álcool possa ser utilizado nesses casos, é recomendado que a sua aplicação seja feita em um pano úmido, não aplicando o produto diretamente no local.

Com a pandemia e a chegada de épocas mais suscetíveis a doenças respiratórias, como o inverno, manter a desinfecção de locais onde tem um fluxo maior de pessoas, como escritórios e empresas, é fundamental para evitar a infecção por doenças virais.

Percebeu em qual momento pode passar álcool no porcelanato e como utilizá-lo na limpeza de itens da forma correta? Então, é hora de saber quais os cuidados adequados para uma limpeza eficiente e segura do seu revestimento. Confira a seguir!

Como limpar porcelanato corretamente?

A limpeza do porcelanato é feita com vassoura de cerdas macias, rodo, água, pano e detergente neutro. Só isso basta para deixar o piso limpo.

Com esses itens em mão, o primeiro passo é retirar a poeira do local com o auxílio da vassoura ou aspirador de pó. Feito isso, é hora de preparar a mistura da água com o detergente ou sabão neutro. A medida indicada é uma colher de sabão para cada cinco litros de água.

Em seguida, mergulhe o pano limpo na solução de água e sabão e comece a limpeza em todo o porcelanato. Como esse tipo de detergente remove gorduras com eficiência, ele é perfeito para tirar marcas do dia a dia em todos os cômodos.

No caso da cozinha ou áreas que acumulam mais gordura, é recomendado jogar água, sabão e esfregar para uma limpeza mais eficiente.

homem limpando o chão com um esfregão.

O próximo passo é retirar o excesso de água e enxaguar, se for preciso. Para finalizar, use um pano limpo e seco.

Todas essas indicações acima são válidas para a limpeza diária, para tirar as marcas de uso e poeira. Mas sabemos que muitas pessoas querem deixar o chão brilhante e com cheirinho de limpeza. Nesses casos, elas podem utilizar desinfetante e limpadores perfumados com os aromas preferidos.

Há ainda a possibilidade de comprar produtos específicos para esse tipo de revestimento. Assim, é possível deixar tudo brilhando de forma rápida, prática e sem a insegurança de poder ou não passar álcool no porcelanato.

Siga as indicações dos fabricantes

Não pesquisou se pode passar álcool no porcelanato ou outros produtos e acabou com o piso manchado? Essa é uma situação muito comum. Por isso, alguns especialistas disponibilizaram manuais para que o usuário faça a limpeza da forma correta e sem afetar o revestimento.

Veja a seguir os tipos de sujeira e os produtos indicados para a limpeza:

  • Sucos de fruta, vinho, café, cerveja e refrigerantes: limpar com água sanitária;

  • Graxa ou óleo: limpar com saponáceo cremoso, detergente alcalino ou limpador multiuso;

  • Tinta: usar limpadores multiuso com esponja, detergente ácido ou solvente orgânico;

  • Ferrugem: usar Tira Ferrugem específico para pisos;

  • Resíduos de cal e cimento: limpar com detergente ácido;

  • Lápis: usar saponáceo cremoso ou detergente neutro;

  • Giz de cera: usar saponáceo cremoso ou detergente em pó;

  • Borracha de pneu: limpar com detergente alcalino ou limpador multiuso.

Vale ressaltar que todas essas indicações quanto à diluição de produtos devem seguir as instruções de cada fabricante do porcelanato. E lembre-se sempre de ler os rótulos para saber sobre misturas proibidas e a quantidade correta para a limpeza.

Todas essas dicas variam de acordo com o tipo de porcelanato escolhido. Portanto, não deixe de conferir quais são as indicações do fabricante do seu revestimento.

Geralmente, essas informações do fabricante ficam na embalagem do produto, mas, caso você não saiba a procedência do seu piso, esses manuais também podem te auxiliar a identificar o tipo de piso utilizado na sua casa.

Conseguiu entender bem se pode passar álcool no porcelanato, né? Então vamos falar mais sobre onde também não pode:

Onde não usar álcool de jeito nenhum

Agora, que já sabemos onde e como podemos utilizar o álcool 70 na hora da limpeza do porcelanato e de alguns outros itens, é hora de falar um pouco mais sobre lugares onde o produto não deve ser utilizado de jeito nenhum.

A não recomendação do uso de álcool nesses locais se dá devido ao risco de danificação e aparecimento de manchas na hora do contato da substância com a superfície. Portanto, evite utilizar o álcool em locais e objetos como:

  • Madeira em verniz;

  • Móveis encerados, envernizados, pintados e laqueados;

  • Diretamente na tela de aparelhos eletrônicos;

  • Superfícies de borracha, plástico e acrílico.

E como fazer a limpeza desses objetos e superfícies sem danificá-los? A melhor opção é utilizar um espanador de pó e um pano levemente umedecido com detergente.

No caso de telas de objetos eletrônicos, o mais indicado é utilizar o álcool isopropílico, que retira manchas de gordura, dedos e sujeiras em geral. Mas atenção: nunca borrife o produto diretamente na tela, a recomendação é que se use papel-toalha ou um paninho, fazendo movimentos leves para a correta higienização dessas superfícies.

Bom, como pode perceber, falar de limpeza é com a gente mesmo, não é à toa que temos inúmeras linhas de produtos próprios para cada tipo de necessidade, tanto para uso pessoal quanto profissional. Não deixe de conferir!