Como identificar álcool gel falso
De longe você já viu aquela garrafa de álcool em gel meio estranha. O rótulo diz Asseptgel, mas sei não: o conteúdo é turvo e, quando você aplica na mão, é bem grudento. Parece tudo, menos álcool em gel. Tem alguns que até grudam e parecem cola. Afinal, o que é isso? Como identificar álcool em gel falso?
E pode acreditar: em plena pandemia, teve muita gente ganhando dinheiro em cima da saúde dos outros. O que é, com certeza, um grande absurdo. E a falsificação acontece principalmente contra a Asseptgel. Olha aqui no Reclame Aqui alguém que comprou gato por lebre.
Identificar um álcool em gel falso é meio complicado. Para ter certeza de que ele é falso mesmo, só no laboratório. Mas alguns sinais indicam fortemente a presença de adulterantes, e vamos mostrar quais são eles agora.
Acompanhe a seguir!
Como identificar álcool em gel falso?
Consistência estranha. O álcool em gel está todo grudento. Cheiro estranho ou uma completa ausência de cheiro. Coloração que vai do turvo a outras cores. Tudo isso indica que você está se aproximando de um álcool em gel falsificado ou pelo menos adulterado.
Difícil, não é? Mas, infelizmente, foi a realidade da maioria dos brasileiros na pandemia - e é até hoje. Muita gente acha que o álcool em gel pode ser misturado com hidratante, água ou outro produto. Até mesmo com o próprio álcool 70. Mas não é bem assim.
Tudo o que vem de fábrica de um jeito, perde a eficácia ao ser misturado. Mas para ser mais específico: veja como identificar o álcool em gel falso de acordo com esses problemas aí de cima.
Álcool em gel grudento: o que pode ser?
O álcool em gel grudento pode ser falso, mas também pode ser adulterado. Quando o produto está grudento significa que ele tem um percentual maior de espessante do que o recomendado de fábrica. E esse espessante pode ter vários componentes.
No caso do álcool em gel falso, a lista de espessantes errados é imensa. Os produtos mais comuns encontrados pelas autoridades na fiscalização incluem:
Fécula de mandioca;
Pó de gelatina;
Glicerina vegetal;
Carbogel;
Hidratante para as mãos.
Dentre outros. Álcool em gel grudento é sinônimo de que alguma coisa está errada. Melhor adquirir o seu álcool em gel da marca Asseptgel.
Álcool em gel com cheiro forte: é falso?
Partindo do pressuposto de que você já está acostumado com o cheiro de álcool em gel, é bem provável que um cheiro estranho te desperte alguma desconfiança.
E você está certo: é melhor desconfiar do que acabar usando algo que não te protege.
Aqui, a polícia e laboratórios parceiros já detectaram de álcool de posto até cachaça. Sim, cachaça. Isso é extremamente problemático, porque esses produtos causam queimaduras na pele e provocam alergias.
Mas o mais comum mesmo é o álcool etílico misturado com água para fazer álcool 70 spray ou álcool com gelatina para fazer o álcool em gel falsificado. Esses têm um cheiro bem forte, mais do que o normal.
E cuidado com o álcool em gel sem cheiro nenhum: isso pode indicar uma mistura muito grande com água e outros elementos.
Álcool em gel turvo ou com cor estranha: é fake?
Na maioria dos casos, sim. Se o álcool em gel está meio escuro, turvo mesmo, ou com qualquer alteração de cor, desconfie na hora. Essa é uma das formas mais fáceis de como identificar um álcool em gel falso.
Na maioria das vezes, ele não é 100% falso - talvez até tenha sido álcool em gel algum dia. Mas foram acrescentadas tantas misturas, que ele foi ficando cada vez mais líquido, mole e sem o cristal incolor que é característico das melhores marcas.
Cuidado também: nunca sabemos o que foi colocado no álcool em gel adulterado. É melhor carregar o seu com você sempre e, se desconfiar, avise e não use.
Álcool em gel falsificado é menos eficaz que o original?
É muito menos eficaz, e por diversos motivos. O principal deles é que, na maioria dos casos analisados por especialistas, o álcool em gel falsificado não chegava nem a 50% de concentração alcoólica. E o recomendado é 70%.
Isso acontece porque a mistura não é feita por equipamentos industriais e quem faz não é nem de longe um químico. Nem químico amador, diga-se de passagem. E não conhece nada dos aspectos técnicos da produção de álcool em gel.
Para você ter uma ideia, até a temperatura do ambiente onde o engarrafamento é feito precisa ser controlada. Se não for assim, o álcool evapora e só fica o gel. Ou seja, quem quer fazer um dinheiro rápido vendendo álcool em gel falso não está de olho nesses pontos. Aliás, nem se importa com a saúde de ninguém.
3 pontos que entregam o álcool em gel falsificado
Primeiramente, a embalagem. Não tem nada escrito, não tem nome da marca, selo do INMETRO, número do lote? Pode estranhar e passar longe. Não compre.
Está escrito “Asseptgel” nela? Veja o lote de fabricação e a data de validade. Está muito distante da data de hoje, o aspecto está turvo, grudento e o cheiro forte? Também vale o estranhamento.
Segundo, a consistência. Tudo o que a gente falou ali em cima, aplique. Cheire, veja se está grudento, veja a cor. Se estiver estranho, desconfie.
E, por último, onde ele está sendo vendido? Em uma farmácia? Se sim, você pode conversar com os vendedores e o dono para conhecer melhor a marca. Se na internet, é melhor comprar de lojas autorizadas.
Se você está comprando em marketplaces, como o Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza, certifique-se da qualificação do vendedor e não seja atraído por ofertas muito extravagantes. É aí que mora o perigo.
Fique de olho.