Pra que serve o Azulim? Saiba tudo sobre o limpa cerâmicas
Hoje a linha Azulim já conta com um mix variado de produtos para “deixar tudo limpim” em cada canto da casa. Mas tudo começou há bastante tempo, com o Limpa Cerâmicas Azulim, o primeiro produto específico para limpar cerâmicas e azulejos do Brasil.
O resto da história é a que você já conhece: é quando a mãe fala “filho, vai comprar um Azulim?”, ele chega no mercado perguntando “moça, me dá um Azulim?” e todo mundo entende que é do limpa cerâmicas que estão falando.
Ele é o sinônimo da nossa marca. Por isso que hoje, para responder sobre “pra que serve o Azulim” não vamos falar do nosso detergente, flotador, do multiuso nem do desinfetante. O papo é sobre tudo o que envolve o Limpa Cerâmicas Azulim e as versões desse produto cheio de histórias.
Tudo mesmo! Olha só:
Como surgiu o Azulim Limpa Cerâmicas?
Imagine a cena: décadas atrás quase todas as casas dos brasileiros eram em cerâmica, mas cada dona de casa e profissional da limpeza tinha um jeito de limpar os pisos - sabão em pó, detergente, água sanitária e até aquela alquimia que mistura todo o tipo de produto de limpeza - quem nunca?
O maior problema aqui não é nem o desperdício de trabalho e de produto. É que realmente não fica limpo de verdade. Mais que isso: vai passando o tempo e esse tipo de produto tira o esmalte da cerâmica. Ela fica opaca, com aspecto de encardido. É horrível.
Nessa época a gente ficou pensando aqui em nossos laboratórios: “mas não teria um jeito de limpar cerâmicas sem estragar o piso e ainda renovar o brilho que esses produtos causaram?”.
Na época, não. Mas tratamos de resolver isso. Foi aí que surgiu o Azulim Limpa Cerâmicas, Azulejos e Rejuntes - o primeiro produto exclusivo para remover sujeiras, manchas e incrustações nessas superfícies cerâmicas.
E só fica melhor: o Azulim Limpa Cerâmicas custa pouco, é bem fácil de aplicar e ainda deixa um cheirinho de citrus e lavanda, dependendo da versão que você escolher.
Mas isso você já sabe, né? Então vamos agora para a parte mais técnica do produto.
Mas, afinal, como funciona o Azulim Limpa Cerâmicas?
É como Albert Einstein disse uma vez: “não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas”. De fato, a gente tinha um problema e não descansamos até encontrar a solução - ou melhor: criar a solução. E vamos te contar o nosso segredo agora:
O Azulim Limpa Cerâmicas é um desincrustante inorgânico com tensoativos. Ótimo, mas o que isso significa?
Bom, basicamente que ele limpa todo o tipo de sujeira inorgânica da sua cerâmica e azulejo. Mas pra explicar melhor vamos te dar uma aulinha de química - é bem rápido e simples. Te prometemos.
O Azulim Limpa Cerâmicas é um ácido com tensoativos biodegradáveis
Toda solução aquosa possui pH, que é a quantidade de hidrogênio iônico (H+) deste elemento.
Quanto mais próximo de 14, mais básico ou alcalino ele é (água sanitária é 13 e um ovo é 9);
Quanto mais próximo de 7, mais neutro (detergente neutro Azulim está entre 6,5 e 7,5. A água é o elemento mais neutro (pH 7);
Quanto mais próximo de 0, mais ácido ele é (a bateria de uma pilha, por exemplo, tem pH 0. Um tomate é 3).
O nosso Limpa Cerâmicas possui um pH entre 2,5 e 4,5, logo, ele é ácido.
Essa acidez é o que faz com que ele remova todo o tipo de sujeira inorgânica - como terra, barro ou fuligem impregnadas nos pisos. Essa propriedade de remover este tipo de sujeira quando já está “grudada” é o que chamamos de desincrustante.
O Limpa Grelhas, por exemplo, é mais alcalino (perto de 9). Isso significa que ele tem mais capacidade para tirar sujeiras orgânicas, como óleos e graxas.
Voltando ao Limpa Cerâmicas Azulim, ele ainda possui ingredientes tensoativos. Eles conseguem “envolver” até as sujeiras ainda mais enraizadas, quase como um ímã mesmo. Assim, quando você enxaguar o produto, as sujidades vão junto com ele sem muito trabalho.
Como aplicar o Azulim Limpa Cerâmicas
Bom, até aqui você já sabe pra que serve o Azulim: para tirar sujeiras de cerâmicas, azulejos e rejuntes, independentemente de quão grudadas estejam. Agora resta te contar como fazer para conseguir os melhores resultados em segurança.
Sim, em segurança. Apesar de ser um produto testado e aprovado pela ANVISA, ele ainda se trata de uma mistura química que possui normas e ficha de segurança para você consultar.
Por isso, antes de mostrar como aplicar o Limpa Cerâmicas Azulim, é nossa responsabilidade te apresentar as recomendações:
Conserve fora do alcance de crianças e animais domésticos;
Recomendamos o uso de luvas ao manusear o produto e suas diluições;
Não ingerir, inalar, aspirar ou entrar em contato com os olhos e mucosas;
Não aplicar em locais totalmente fechados;
Não misturar com produtos que vão cloro, como água sanitária;
Não utilizar em superfícies metálicas, mármores, granitos e porcelanatos.
Vamos ao modo de uso:
Como usar o Azulim Limpa Cerâmicas para limpeza pesada
Como já explicamos, o Azulim Limpa Cerâmicas está preparado para a limpeza pesada. Estamos falando daquele piso completamente encardido e manchado mesmo. Aquele que você já esfregou com todo o tipo de produto e nada resolveu.
Quando o desenvolvemos, foi justamente pensando nessa situação. Se esse é o seu caso, tudo o que tem a fazer é:
Diluir em um balde plástico a proporção de 1L do Limpa Cerâmicas Azulim para 10L de água;
Aplique no piso molhado e já esfregue com uma escova de cerdas duras;
Depois espere por alguns instantes para dar tempo de o produto reagir. Mas cuidado: não deixe secar;
Depois é só enxaguar e se surpreender com o resultado.
Para você ter uma provinha de como vai ficar a sua cerâmica e azulejo, dá uma olhada neste vídeo que nós fizemos:
Como usar o Azulim Limpa Cerâmicas para a limpeza do dia a dia
Nem toda faxina é limpeza pesada. Ainda mais depois que você conhecer o Azulim Limpa Cerâmicas. Fazendo essa primeira aplicação, o seu trabalho depois vai ser só o de manutenção, a limpeza que você já faz uma ou duas vezes aí na sua casa mesmo.
A única diferença entre utilizar o Azulim ou qualquer outro produto na sua limpeza diária é que ele é específico para sua cerâmica ou azulejo e, além de não danificar, ainda vai restaurar a sua peça.
Nesse caso, as orientações se mantêm as mesmas. A única diferença é a diluição que vai para 1l do Limpa Cerâmicas Azulim para 15l de água.