Caiu álcool no olho? Resolva agora!
Para tudo: caiu álcool no olho? Perigo eminente! Não vamos perder muito tempo aqui na introdução, porque você deve estar no desespero. É hora de agir rápido!
Se caiu álcool no olho de alguém perto de você, vamos lhe mostrar um passo a passo do que precisa ser feito agora para aliviar a dor e garantir que o olho da pessoa não sofra nenhum dano.
Agora, se caiu álcool no seu olho: jogue água agora e continue a leitura do texto depois de pelo menos quinze minutos de água corrente, ok?
Bora para a operação resgate!
Caiu álcool no olho? Água na hora!
Água, muita água corrente, por pelo menos 15 minutos. Além disso, evite levar a mão ao local e esfregar os olhos: isso só vai fazer o álcool que caiu no olho se espalhar ainda mais.
O álcool é uma substância muito prejudicial aos olhos. Ele irrita as mucosas e, caso se espalhe, pode atingir regiões onde a dor é intensa - e os danos podem ser irreversíveis.
Se caiu álcool no olho, o ideal é levar a pessoa para baixo do chuveiro, ligar água fria, abaixar a cabeça e ligar o chuveirinho direto no olho atingido. Deixe a água escorrer por 15 minutos.
Isso vai retirar todo o álcool do olho e aliviar bastante a dor. Mas não é o último passo.
Fique de olho em sinais de inflamação
É difícil dizer quando a dor vai passar completamente, mas, se ela persistir por horas depois do contato com a substância, é hora de procurar um médico oftalmologista imediatamente, de preferência em um pronto-socorro.
Isso porque a dor que não passa é o principal sinal de uma inflamação nos olhos. Uma dor muito intensa, que vai além da ardência, é o principal sinal de algum dano mais grave.
Outros sinais incluem vermelhidão intensa, que persiste por muito tempo, muitas lágrimas, visão embaçada e pontos escuros.
E esses sintomas podem vir sem relação um com o outro. Você pode não estar sentindo nada, porém com alguns pontos pretos na visão. Pode parecer inofensivo na hora, já que a dor sumiu, mas não é bem assim.
Redobre sua atenção e fique de olho em qualquer sintoma nos olhos.
Que problemas podem ser causados por álcool que caiu no olho?
O mais comum é aquela ardência forte. Pode ficar tranquilo, que casos mais graves são raros. Eles acontecem? Sim, mas não com tanta frequência.
Mas, mesmo assim, é importante ficar atento aos sinais. Não deixe passar qualquer sintoma citado acima, porque eles indicam problemas muito maiores.
Aqui vai uma listinha do que pode acontecer se cair álcool no olho:
Queimadura na córnea - a córnea é a parte externa dos olhos. Quando ela se queima, há muita dor, que vai além da ardência e vermelhidão intensa. Procure imediatamente o pronto-socorro;
Ceratite - junto com a queimadura na córnea, pode vir a ceratite. Ela é caracterizada por uma mudança na coloração dos olhos, indo além da irritação normal causada por vasos sanguíneos. O olho pode parecer estar “embaçado”;
Úlcera de córnea - é um machucadinho que se forma no olho, quase uma ferida mesmo. Com o tempo, vai ficando esbranquiçado. Pode precisar de cirurgia para retirar.
Se o álcool cair no olho, é melhor lavar e ir para o hospital. Às vezes, esses danos podem se manifestar até sem sintomas, então, a opinião de um profissional é fundamental.
Como evitar problemas com álcool em gel caindo no olho
O maior problema do álcool em gel caindo no olho é que, na maioria dos casos, isso acontece com crianças.
Um dos motivos são os totens, esses que ficam na entrada das lojas e têm ativação pelos pés. O perigo para as crianças é que, ao acionarem esse mecanismo, o bico dosador fica logo acima da cabeça ou bem de frente aos olhos delas.
Outro problema que acontece muito é deixar o álcool em gel em um local de fácil acesso para os pequenos. Por conta do hábito, as crianças veem seus pais e familiares aplicando o produto o tempo todo e querem “brincar” também. E aí acontece o acidente.
Problemas com adultos também ocorrem, mas são menos comuns. O ideal é você sempre ter em mente o tempo de secagem. É menos de um minuto. Quando você aplicar álcool em gel, faça esta consideração: conte o tempo de secagem mentalmente, se for preciso. Esse hábito pode evitar que você se esqueça e leve a mão ao olho.
Use o Asseptgel para a higienização das mãos e cuidado com acidentes domésticos.